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Marketing do caos

lEstripar o grupo social em pedaços psicológicos e sangrentos, rotulados em pequenos bandos de ‘gados’ ou ‘mortadelas’, e em grandes dimensões de conservadores ou progressistas, só atrapalha tudo: comunicação, convencimento, desenvolvimento humano, consumo e marca. Lançar palavras abrasivas contra o interlocutor obstrui o canal de entendimento e compromete a aceitação. Não é negócio.

Com implacável guerra de narrativas, os adversários alimentam o caos político e levantam a espada de ataque em todos os momentos e espaços, inclusive dentro de casa. Os divergentes convergem para o ‘cancelamento’, como autênticos negacionistas da persuasão.

O terceiro decênio do século XXI surpreende pelo saldo negativo em educação e estresse à flor da pele. Qualquer expressão ou comportamento, de qualquer pessoa e em qualquer lugar, já serve para glorificar uma corrente contra outra, supostamente inimiga. A alegada função ideológica é ilegítima, falsa e descabida.

Esta falha de comportamento invade o ambiente de produção e comprime o potencial colaborativo de pessoas na equipe. Em chão de fábrica ou no escritório, no balcão do comércio ou na clínica médica, a abordagem requer especial atenção ao objetivo, sem espaço para inflamações, que liberam rancor e podem ocasionar desistências e prejuízos extemporâneos.

A pacificação exige cuidado preventivo do responsável em impedir desvio de função. Quando o chefe deixa claro que ali não é arquibancada, e sim local de cumprir o trabalho e alcançar os resultados combinados, a preservação do bom senso se mantém viável.

Entretanto, qualquer ambiente comercial está sujeito à coordenação de um líder ainda não submetido à pressão do debate imoderado, que correlaciona aspectos da política à vida social do seu grupo de trabalho. O chefe não pode ser dispersivo, porque sua opinião exerce autoridade e se confunde com apoio a um dos lados de um conflito etéreo, um custo que não gera benefícios. A liderança que se submete gratuitamente a risco de credibilidade queima muita energia, que é esgotável.

Estamos em meio a uma gincana da insanidade, estimulada por disputas eleitorais de estandartes morais, com pautas identitárias e reivindicações emergentes. Discutem-se e advogam-se adoções e supressões que vinculam opções sexuais, marco racial, critérios de emprego e diversas outras pendências da sociedade.

São várias as frentes, que oscilam entre o prodígio do discurso e os resultados. Pelo computador ou celular, a opinião pública incendeia a ordem natural das coisas. Independente de todos terem sempre alguma dose de razão, conforme o viés verbalizado, o saldo geral é sempre negativo, quando as pessoas subtraem relevância da finalidade do encontro.

Impressionante que executivos de marketing também arrisquem marcas prodigiosas em engajamentos ocasionais e excludentes. Nas redes sociais, uma quantidade crescente de negócios subverte a lógica da soma e da multiplicação, ao aderir a posições políticas que dividem e subtraem públicos.

Imagine um perfume pagar para dizer que você não é bem-vindo como cliente. Não devido a uma incongruência dermatológica, que anule o efeito da essência, mas por porque você e o produto ‘pensam’ de modo divergente. Agência e gerência de marketing compram espaço na mídia para proclamar guerra à manifestação de um perfil de clientes. Portanto, um esforço que reduz o universo em potencial. Uma estratégia que pode ter teses, mas carece de teoria.

São autorizações intempestivas, campanhas publicitárias passionais, que expõem a marca no bate-boca do suposto ‘politicamente correto’, como ações de marketing que visam à vanguarda. Um erro monumental, pois o lado certo da marca é a da qualidade de sua linha de produtos, para todos que a aprovarem.

Neste retrocesso fático, algumas holdings sacrificam algumas de suas marcas mais valiosas, sob o exasperado discurso que opõe alguns influenciadores contra milhões de consumidores, em defesa ou ataque a opiniões sobre direitos estabelecidos em lei ou que ainda fervem na panela de pressão da sociedade, como reivindicações segmentadas.

Somente em hipóteses muito viciadas um executivo é capaz de justificar, para um acionista ou cliente, que sanduíche, desodorante ou loja de seu portfólio venderá mais ou terá maior aceitação, porque apoia uma determinada posição política de uma banda de sua clientela, em detrimento de outra, às vezes bem mais numerosa. Bem mais simples – e barato – é primar por uma conduta assertiva de cidadania, e propagá-la para todos os clientes, com conduta de agregação.

Uma companhia que fabrica carro e acha cômodo subscrever protestos de ambientalistas nas redes sociais demonstra uma hipocrisia se, por exemplo, trabalha sob contradições, devido à sua linha de modelos a diesel. Além de mero oportunismo, não há razoável explicação para marca de hambúrguer circular entre postagens agressivas sobre…sexualidade.

É uma ação de marketing desfavorável, que evidencia e colide com o processo pavorosamente assexuado de abate, de mistura de ingredientes para a conservação da carne em longo prazo e de consumo de água em excesso, inclusive próximo a escolas onde as crianças não têm, sequer, bebedouro.

A pressa de aproveitar o rebuliço e ganhar simpatia de um lado ou outro, em um debate politizado e traiçoeiro, é uma aceleração em marcha à ré. Por enquanto, o saldo é negativo dentro de casa e no ambiente de trabalho; e muito incompreensível para empresa, marca, produto, serviço, atendimento e mensagem publicitária comercial, que ainda têm longo caminho a percorrer, no esclarecimento sobre como produz o que o cliente compra.

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TABELAS DE TARIFAS 2022

Um teaser na Galeria Âncora  ……………………….   240,00

Dois teaser na Galeria Âncora  ……………………..   390,00

Três teaser na Galeria Âncora  ……………………..    690,00

Varejo ou Serviço por PDV | MEI  ……. PPA ….      890,00

Associação | Sindicato  ……………….. PPA ….    3.490,00

Marca | Produto  ………………………… PPA ….    5.490,00

Matéria Legal | Expressão de Opinião .. PPA …   6.490,00

Shopping | Corredor Comercial | Evento . PPA .   8.490,00

Cobertura Local | Âncora  …………. PPA …….   48.000,00

Cobertura Estadual | Âncora  ……… PPA ……  125.000,00

Cobertura Nacional | Âncora  …….. PPA ……  290.000,00

Todos os DDDs de um estado ………………..    65.000,00

Todos os DDDs de até quatro estados ……..  135.000,00

Todos os DDDs de até oito estados …………  180.000,00

Todos os DDDs de até quinze estados …….   260.000,00

Todos os DDDs de todo o Brasil ……………..  340.000,00

PPA + Banner no conteúdo dos Temas + Banner no conteúdo de Anunciantes + Notícias + Marketing CARDS Informa

 

Todos os DDDs de até dez estados ………….  460.000,00

Todos os DDDs de todo o Brasil ………………  690.000,00

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Tudo sobre anunciar
no Marketing CARDS

Basta clicar no botão amarelo da testeira do Marketing CARDS, que leva ao Formulário de Credenciamento. Veja opções de planos tarifários, para os devidos espaços e frequência do Segmento Patrocinado.

O Anúncio é comercial (Indústria, Varejo ou Serviço) ou Institucional, identificado em um dos sessenta Segmentos do Sistema Marketing CARDS, com o código específico. Anunciar pelo Segmento Patrocinado tem a vantagem de tarifa menor, em virtude da parceria com marca patrocinadora, que custeia até dois terços do investimento.

Os Anunciantes Direto e Especial dispõem de uma PPA (Página Proprietária do Anunciante). A PPA funciona como um site objetivo e operacional. Tem Galeria ilimitada de imagens, links personalizados, mapa de localização e canal para postagem de Notícias. A PPA é propícia a novas funcionalidades agregadas, que o Sistema disponibiliza conforme a área, a dinâmica e o interesse do Anunciante.

Na Vitrine de Marketing CARDS, o Anúncio pode ser Direto, Especial ou Vinculado. O Anunciante aproveita os planos tarifários facilitados pelo Segmento Patrocinado.

Anunciante com PPA (Página Proprietária do Anunciante) e com dinâmica autônoma no Sistema. Indicado para marcas e redes de PDVs, como supermercados, lojas e unidades de cursos ou clínicas médicas. A PPA do Anunciante Direto dispõe de canal de Notícias e conta com Suporte Editorial do Sistema.

Selo destinado a Tema (por exemplo: Saúde/Cardiologia); Região (por exemplo: Cidade | CIDADE QUALIDADE); e Grupo Associativo (por exemplo: expositores da Bienal do Livro | Lojas de Feirão das Malhas). O Selo Especial é liderado por um ‘Anunciante Âncora’, que pode postar Notícias e recorrer ao Suporte Editorial do Sistema.

Na Vitrine, o Selo é exibido com PPE (Página Proprietária Especial), em cuja Galeria estão os teaser de Anunciantes, pela ordem: Âncora e Vinculado.

O Anúncio Especial Vinculado se insere no contexto temático e aproveita a relevância do Selo Especial de seu interesse. Anúncio Vinculado não tem PPA, mas conta com uma, duas ou até três Telas na Galeria da PPE (Página Proprietária Especial), conforme seu plano tarifário de baixo custo. O Anunciante pode inserir imagem e link personalizado. Indicado para unidade de serviço ou comércio, médico, advogado, clínica, curso, oficina, salão de festa, MEI etc.

Selo Especial

Ex: CIDADE QUALIDADE e BOA SAÚDE!

As Vitrines são uma inovação de Marketing CARDS, que dá maior impacto ao Anúncio. Estão no ar as Vitrines Varejo, Serviço, Especial e Institucional. São janelas de interação com o usuário e facilitam a navegação e o destaque do Anúncio. CIDADE QUALIDADE é um Selo Especial. 

Sim, mas não apenas isso. CIDADE QUALIDADE é o selo gráfico de uma Vitrine específica, com oferta de conteúdo e efeito promocional de uma cidade ou região, conforme seus aspectos mais marcantes. Supre informações direcionadas. É uma ação publicitária convergente, para dialogar com públicos distintos, geograficamente próximos ou distantes. O objetivo é atrair atenção, engajamento, visitantes e investidores para os propósitos dos Anunciantes.

Sim, a vinculação é opcional. Indústria, comércio e serviço locais têm oportunidade de associar seu conteúdo ou informações básicas ao selo CIDADE QUALIDADE. É uma estratégia de juntar esforços, por maior probabilidade de resposta, no fluxo de interesse comum.

Tripla vantagem:

  1. Tarifa já é menor, por ser do Segmento Patrocinado;
  2. Anunciante se aproveita da tração coletiva de abordagem;
  3. Ao programar pagamentos recorrentes, na permanência mínima de seis meses, o Anúnciante Vinculado congela a Tarifa Promocional.

O Anunciante Âncora é sempre de grande ressonância na cidade. A Prefeitura tem precedência e deve aproveitar, para ‘vender’ a cidade em âmbito local, estadual ou nacional. A permanência mínima de Anunciante Âncora é de doze meses. A comunicação pode sempre se renovar e personalizar links para usuários internos e externos. No caso de poder público é viável filtrar postagens para servidores, moradores, empreendedores e visitantes.

O Selo BOA SAÚDE! é um conjunto de informações qualificadas, para esclarecimento, bem-estar e negócios relacionados. Conteúdo exclusivo de Marketing CARDS, referenciado em publicações científicas e por especialistas da ciência. Além de um Anunciante Âncora, também é uma oportunidade para o Anunciante Vinculado, seja PDV (Ponto de Venda), médico, terapeuta ou evento.

Patrocínio
de Segmento

É a modalidade de Anúncio incentivado por uma marca de alta credibilidade, do mesmo setor da economia, em geral um forte fornecedor. Há uma negociação, em que parte significativa da tarifa do Anunciante é amortizada. Como contrapartida, a marca é inserida na PPA (Página Proprietária do Anunciante) e em meio ao conteúdo, como as Notícias do Anunciante.

Há uma lista de sessenta segmentos, com códigos, denominações e nichos complementares. Por exemplo:

‘RBL-SGP/002 > Pneu / Borracheiro / GNV / Lava-Jato / Oficina Mecânica & Afins’; ‘RBL-SGP/023 > Drogaria / Perfumaria / Produtos de Beleza / Toucador’; ‘RBL-SGP/038 > Resort / Hotel / Pousada / Turismo / Passagem / Camping / Passeio / Ônibus Excursão / Táxi / App / Limousine.

Portanto, marca de bateria automotiva pode patrocinar Anunciante de inspeção de GNV e de oficinas de reparos mecânicos. Fabricante de cosméticos ou laboratório farmacêutico pode ser Patrocinador de Segmento de rede de drogarias, eventos de beleza e afins. Da mesma forma, o Ministério do Turismo ou uma empresa aérea tem passe livre para figurar no Segmento Patrocinado que abrange hotéis, pousadas e passeios de barcos.

As áreas de cobertura do Patrocínio de Segmento são demarcadas por DDD (Discagem Direta à Distância). O patrocínio pode ser nacional ou estadual. Em São Paulo, o Patrocinador dispõe de nove DDDs em todo o estado, para a parceria com Anunciantes de sua atividade de interesse.

O Banner do Patrocinador de Segmento aparece na testeira da PPA (Página Proprietária do Anunciante) e em todas as suas postagens de conteúdo, em meio ao texto de Notícias. O padrão de suas dimensões é de 130px x 1.150px.

Plena conexão. Todos os Anunciantes seguem Marketing CARDS e vice-versa. Diversas ativações online serão desenvolvidas, para cada Segmento, a fim de dinamizar o tráfego e aquecer os resultados através das redes sociais. Sempre com presença e participação eletiva do Patrocinador.

Imediatamente. A marca patrocinadora já explora o Sistema a partir da primeira abordagem de Marketing CARDS ao Anunciante em potencial, em cada segmento. Portanto, não é necessário esperar. Ao contrário, o importante é dar ao mercado a noção de parceria, de player que leva solução e inovação.

Maravilha!

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