Na metrópole ou no interior, o remédio genérico é uma conquista nacional e garante o fluxo de consumidores em milhares de drogarias. A Lei 9787/99 permite a qualquer laboratório explorar fórmula com mais de vinte anos de patente, para vender com preço pelo menos 35% menor que o remédio em referência. Em muitos casos, a redução chega ao dobro, 70%. A forte adesão do brasileiro mexe com a indústria, o comércio e levou o setor a reivindicar e ganhar um ‘Dia Nacional do Remédio Genérico’, comemorado em 20 de maio.
Genérico é o mesmo princípio ativo do remédio de referência, na mesma dose, aplicado pela mesma via (oral, cutânea etc), de posologia idêntica e com a mesma indicação terapêutica. O Brasil é um dos maiores mercados de produção e consumo de genéricos do mundo.
Nestes pouco mais de vinte anos, o genérico reposicionou a estratégia de vários fabricantes. Com 100% de capital nacional, o EMS é líder neste mercado e já cobre noventa por cento das classes terapêuticas, com portfólio que abrange mais de quinhentas opções. O laboratório alcança êxito na aposta junto a pacientes com receitas médicas para o Sistema Nervoso Central. O EMS é o maior repositor de genéricos para Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com cerca de 60%de market share em unidades do produto, em todo o país.
Fatores como oscilação da renda per capita e forte incidência de algumas ‘doenças do século’, como obesidade e depressão, concorrem para a procura de genéricos. Porém, nada explica mais o sucesso do que a confiança do consumidor. Em 2018, o Instituto DataFolha apurou que cerca de 70% dos brasileiros usam remédios genéricos habitualmente. A confiabilidade é resultado de um intenso trabalho que envolve associações médicas, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde (Anvisa), indústria e pontos de venda.
Medley traz Rodrigo Hilbert
Em maio, mês comemorativo do Genérico, a promoção ‘Medley Responde’ e um vídeo da empresa alcançaram perto de 4 milhões de visualizações. Com o resultado, a gigante da comercialização de remédios genéricos está com a corda toda. Medley começou a equipar farmácias e drogarias com novas embalagens para toda a sua linha, com layout que visa a facilitar a busca e informações sobre cada produto. Com a campanha, o laboratório quer conectar operadores e consumidores com uma nova imagem, de ‘eficaz em tudo que faz’.
Para instaurar e comunicar sua nova disposição, de marca top em qualidade de genéricos, a Medley recorreu à Agência Publicis Brasil. O conceito levou ao ator Rodrigo Hilbert, que pesquisas do Ipsos definem como figura masculina com maior potencial de influência atualmente, em todo o país. O objetivo é associar ideias de qualidade e certeza de superação. “A Medley é a marca reconhecida pelos brasileiros como mais recomendada por médicos e farmacêuticos, por conta da qualidade dos produtos”, destaca Denise Mello, gerente executiva de marketing Medley. Para ela, “confiança e eficácia” explicam a presença de Hilbert na nova investida do laboratório. Samuel Normando, diretor de criação do grupo Publicis, também segue esta linha: “O objetivo é reforçar as credenciais da Medley, de qualidade única. Então trouxemos uma personalidade vista como eficaz em tudo o que faz”.