A procura de cursos de toda a grade online do Sebrae confirma que o novo empreendedor está mais preocupado em atendimento ao cliente, em comparação ao mesmo quesito, antes da pandemia. Além das técnicas para o contato sequencial com clientes em potencial, outro curso entre os mais procurados deste ano é o de educação financeira, ponto fraco da maioria das tentativas frustradas de tocar um negócio.
Atualmente, o Sebrae disponibiliza ensino para qualquer atividade ganhar conversação com o cliente e fidelizá-lo, com canais para receber e tratar reclamações, o que implica em monitorar a satisfação do cliente.
– O micronegócio será mais resistente, com preparação de gestão, finanças e atenção ao atendimento. Nosso objetivo é qualificar uma liderança em cada célula empreendedora – observa Carlos Melles (foto), presidente da instituição. Melles faz um balanço positivo dos cinquenta anos do Sebrae, completados em 2022. Na visão dele, o Sebrae deve salientar a mínima estrutura empresarial de cada empreendimento. “Queremos garantir a continuidade do negócio, do sonho para a prática, e logo corrigir alguns erros muito incidentes nas tentativas de um negócio autônomo”, afirma. Com a expansão dos cursos do Sebrae, muitas pequenas atividades e microempreendedores individuais ganham mais condições de controlar suas negociações e viabilizar resultados imediatos. O benefício também se reflete no potencial de contratação de mão de obra. Dar durabilidade aos empregos gerados é um dos fatores da economia, para que a empregabilidade formal mantenha o Brasil na linha do crescimento.