Tempo, reflexão e humildade são atributos para bons resultados; e três noites consecutivas trazem um exercício razoável para as melhores decisões
lEm todos os continentes e em um ano e meio, a pandemia reposicionou o delivery, de atividade complementar para básica e com empuxo de bilhões de dólares. No Brasil, o fenômeno partiu das metrópoles para as cidades médias, e logo alcançou as pequenas. O que esta mudança significa, para quem só recentemente reabriu seu negócio? Pode ser que a antiga freguesia não venha mais. Pelo menos, não no volume capaz de equilibrar.
São muitas as ideias em circulação, para tentar suprir as perdas. Facetas como delivery, videoconferências, trabalho em home office e as vendas de bolo e salgados perto de casa não cessarão. Ganharam um lugar, porque resolvem problemas. Em vários aspectos, a vida cotidiana restabeleceu hábitos supostamente superados, também facilitados pelas redes sociais.
A leitura dos dois parágrafos acima visa a lembrar que vivemos mudanças inexoráveis. Há um problema: na maioria dos casos, o empreendedor é passivo. Ou seja, sofre o impacto, mas não acompanha as mudanças, como o ambiente propõe.
Você tem ou gerencia um negócio? Evite prolongar os efeitos perversos da crise e maiores retrações, neste momento histórico; e tire proveito de sua experiência. Pense antes de dormir, nas próximas três noites.
||| PRIMEIRA NOITE
lReflita sobre as mudanças de comportamento à sua volta, entre familiares, vizinhos e clientes. Observe como as famílias se reorganizam, em relação às despesas básicas e complementares. Pense em atendê-las, diretamente ou por meio de parcerias, com fornecedores e concorrentes. O que você pode propor, para agilizar o processo e reduzir custos?
||| SEGUNDA NOITE
lReflita sobre como as mudanças influenciam o trabalho e a forma como você ganha dinheiro. É importante pensar sobre o ticket médio em sua atividade comercial, para projetar avanços. O mercado propicia oportunidades a quem inovar. Como seus parceiros sentiriam benefícios, nas hipóteses que você elaborou?
||| TERCEIRA NOITE
lReflita sobre ações bem simples, e como se decidir para viabilizar mudanças de impacto positivo, dentro de casa e junto aos clientes mais frequentes. Crie uma conexão de paz e harmonia em seu entorno. Lembre-se: o avião anda, antes de voar. Sua família, equipe e parceiros seguirão o líder. O líder é você.