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O império do jeitinho

Com apurado faro de voto, o vereador é um delivery de serviços públicos, tirados de todos para alguns, desde a República Velha e sem medo do século XXI

lO candidato deve ser e parecer conhecedor, em detalhes, de problemas que afligem e aspirações que movem os votantes. A confiança é liberada conforme a sintonia, cada vez mais segmentada. Generalizar é pedir pra sair. Pense sobre como você cuida das demandas, se generaliza ou particulariza. A base eleitoral é múltipla, mas é formada por indivíduos. Cada eleitor sempre se coloca no topo da prioridade e desenvolve uma didática personalista, que remete à formação do modelo político brasileiro. O vereador está no olho do furacão.

Na queda do Império, na República Velha e na transição da produção agrária para a industrial, a consolidação federativa viveu sobressaltos no Brasil. A política de coronéis contava com uma ‘base eleitoral’ na comunidade provinciana. Assim a política se manteve, por muito tempo, até a transformação getulista. O emprego fabril e comercial mudou o olhar do novo eleitor, que virou operário, em parte engrossou uma classe média e agora soma cacoetes de empreendedor. Mas uma coisa não mudou: a busca ou aceitação de privilégio.

As bases eleitorais estipulam ao voto valores sociais do universo metropolitano. Entretanto, o processo de urbanização ocorre em camadas. Os contingentes de eleitores ganham ruas asfaltadas, mas falta iluminação, nova motivação de promessa eleitoral e voto. Bairros pavimentados e iluminados sofrem com a falta d’água, e alguns candidatos ganham voto com carro pipa. Com asfalto, luz no poste e água, o eleitor troca seu voto por um documento, que caberia a ele próprio buscar na repartição. Falta alguma coisa? Sobra disposição ao vereador.

Na maioria dos casos, as soluções são meros paliativos. Mesmo nas obrigações básicas de estado, como Educação

e Saúde, a ação subterrânea do vereador se ocupa da despachadoria entre cidadão e poder público. Mudanças ocorrem, mas demoram. Exemplo? O Fundeb arrefeceu o intermédio de bolsas de estudo em rede particular conveniada, como também a reserva de vagas na escola pública. Há vagas e uma dinâmica de escolarização.

No sistema precário de atenção básica de saúde, o candidato ou vereador de mandato ainda explora de forma industrial as dificuldades do eleitor, em relação a vagas, prazos para realizar exames e oferta de remédios nas farmácias das unidades. O político da base ‘resolve’, porque falta tudo; e vice-versa.

O valor social mais comum entre vereadores e parte de seus eleitores é o imediatismo, motor do clientelismo

e combustível de uma cumplicidade que solapa a cidadania. Este relacionamento promíscuo na política repercute

em diversos aspectos das necessidades urbanas, e a segurança é o principal. As áreas densamente povoadas, e não apenas as favelas, são repúblicas independentes. A ação pública desaba para uma compreensão de providência pessoal, do vereador, do miliciano ou do traficante de drogas.

Entre o eleitor e o político situado na base da pirâmide de poder há uma subversão de valores, que define a relação pragmática de causa e efeito, sempre em caráter provisório. As legendas partidárias se submetem e legalizam a política de acomodação, ao legitimar candidaturas que nascem e crescem na contradição da política.

Amedrontado por candidato que lidera bando armado ou favorecido por outro, que acelera trâmites para uma cirurgia, eleitor e político da base sempre aparecem em relação incestuosa, que gruda o Brasil no século passado e alimenta o enredo do ‘jeitinho’. Engrenagem bem simples, o ‘jeitinho’ sempre canaliza recursos de todos para apenas alguns. Individualiza soluções, com verbas surrupiadas do coletivo.

Redutos eleitorais são uma relíquia do cenário político brasileiro. O vereador prossegue como espécie animal imune à radiação ideológica. A polarização política que compromete relacionamentos, até entre familiares, com ataques à esquerda e à direita, ainda preserva o lodaçal onde o tráfico de influência dá assistência a quem não tem mais a quem recorrer. Caminharemos para mais uma eleição municipal, na qual os eleitos pelo voto de opinião, associados a causas da sociedade, serão de novo minoria.

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Três teaser na Galeria Âncora  ……………………..    690,00

Varejo ou Serviço por PDV | MEI  ……. PPA ….      890,00

Associação | Sindicato  ……………….. PPA ….    3.490,00

Marca | Produto  ………………………… PPA ….    5.490,00

Matéria Legal | Expressão de Opinião .. PPA …   6.490,00

Shopping | Corredor Comercial | Evento . PPA .   8.490,00

Cobertura Local | Âncora  …………. PPA …….   48.000,00

Cobertura Estadual | Âncora  ……… PPA ……  125.000,00

Cobertura Nacional | Âncora  …….. PPA ……  290.000,00

Todos os DDDs de um estado ………………..    65.000,00

Todos os DDDs de até quatro estados ……..  135.000,00

Todos os DDDs de até oito estados …………  180.000,00

Todos os DDDs de até quinze estados …….   260.000,00

Todos os DDDs de todo o Brasil ……………..  340.000,00

PPA + Banner no conteúdo dos Temas + Banner no conteúdo de Anunciantes + Notícias + Marketing CARDS Informa

 

Todos os DDDs de até dez estados ………….  460.000,00

Todos os DDDs de todo o Brasil ………………  690.000,00

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Os Anunciantes Direto e Especial dispõem de uma PPA (Página Proprietária do Anunciante). A PPA funciona como um site objetivo e operacional. Tem Galeria ilimitada de imagens, links personalizados, mapa de localização e canal para postagem de Notícias. A PPA é propícia a novas funcionalidades agregadas, que o Sistema disponibiliza conforme a área, a dinâmica e o interesse do Anunciante.

Na Vitrine de Marketing CARDS, o Anúncio pode ser Direto, Especial ou Vinculado. O Anunciante aproveita os planos tarifários facilitados pelo Segmento Patrocinado.

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Na Vitrine, o Selo é exibido com PPE (Página Proprietária Especial), em cuja Galeria estão os teaser de Anunciantes, pela ordem: Âncora e Vinculado.

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Sim, a vinculação é opcional. Indústria, comércio e serviço locais têm oportunidade de associar seu conteúdo ou informações básicas ao selo CIDADE QUALIDADE. É uma estratégia de juntar esforços, por maior probabilidade de resposta, no fluxo de interesse comum.

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Patrocínio
de Segmento

É a modalidade de Anúncio incentivado por uma marca de alta credibilidade, do mesmo setor da economia, em geral um forte fornecedor. Há uma negociação, em que parte significativa da tarifa do Anunciante é amortizada. Como contrapartida, a marca é inserida na PPA (Página Proprietária do Anunciante) e em meio ao conteúdo, como as Notícias do Anunciante.

Há uma lista de sessenta segmentos, com códigos, denominações e nichos complementares. Por exemplo:

‘RBL-SGP/002 > Pneu / Borracheiro / GNV / Lava-Jato / Oficina Mecânica & Afins’; ‘RBL-SGP/023 > Drogaria / Perfumaria / Produtos de Beleza / Toucador’; ‘RBL-SGP/038 > Resort / Hotel / Pousada / Turismo / Passagem / Camping / Passeio / Ônibus Excursão / Táxi / App / Limousine.

Portanto, marca de bateria automotiva pode patrocinar Anunciante de inspeção de GNV e de oficinas de reparos mecânicos. Fabricante de cosméticos ou laboratório farmacêutico pode ser Patrocinador de Segmento de rede de drogarias, eventos de beleza e afins. Da mesma forma, o Ministério do Turismo ou uma empresa aérea tem passe livre para figurar no Segmento Patrocinado que abrange hotéis, pousadas e passeios de barcos.

As áreas de cobertura do Patrocínio de Segmento são demarcadas por DDD (Discagem Direta à Distância). O patrocínio pode ser nacional ou estadual. Em São Paulo, o Patrocinador dispõe de nove DDDs em todo o estado, para a parceria com Anunciantes de sua atividade de interesse.

O Banner do Patrocinador de Segmento aparece na testeira da PPA (Página Proprietária do Anunciante) e em todas as suas postagens de conteúdo, em meio ao texto de Notícias. O padrão de suas dimensões é de 130px x 1.150px.

Plena conexão. Todos os Anunciantes seguem Marketing CARDS e vice-versa. Diversas ativações online serão desenvolvidas, para cada Segmento, a fim de dinamizar o tráfego e aquecer os resultados através das redes sociais. Sempre com presença e participação eletiva do Patrocinador.

Imediatamente. A marca patrocinadora já explora o Sistema a partir da primeira abordagem de Marketing CARDS ao Anunciante em potencial, em cada segmento. Portanto, não é necessário esperar. Ao contrário, o importante é dar ao mercado a noção de parceria, de player que leva solução e inovação.

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